Meu cão não come a ração dele! Veja 5 motivos

Você tem um cão que come ração quase por obrigação?

Fica se enrolando, se deixar passa mais de um dia sem comer, esperando algo mais gostoso?

Essas 4 dicas vão te ajudar a entender o que pode estar acontecendo e o que fazer.

1. Comida demais:

Em primeiro lugar, porque é a mais importante. Ele até come a ração, mas só de vez em quando? Talvez ele ficaria satisfeito com menos ração do que ganha (principalmente se você nota que sobra ração no pote), e/ou está ganhando muitos alimentos durante o dia – como petiscos, restos e pedaços da sua comida.

Ajuste a quantidade de alimento que seu cão ganha de acordo com o escore corporal dele (clique para ver nosso vídeo que explica

2. Medo ou ansiedade:

A comida às vezes fica à vontade, porém alguns cães só comem de madrugada, quando a casa fica silenciosa. Outros, por serem ansiosos e não quererem ficar longe do tutor, e acabam comendo apenas quando você está perto do pote de comida.

Isso porque eles escolhem comer só nos momentos que se sentem muito confortáveis.

Nesse caso, é necessário ir aos poucos trabalhando essa insegurança dele, para que sinta mais à vontade nas diversas situações e não fique sem comer – o que só pior a sensação ruim.

Se isso acontece com você, não se preocupe: nosso guia para o cão ficar sozinho sem sofrer e nosso grupo para cães medrosos podem te ajudar nisso!

3. Problema de saúde:

Perder o apetite de repente pode ser o primeiro sinal de que algo não está bem. Preste atenção se ele pelo menos demonstra interesse por outros tipos de alimento, se come com vontade algo mais gostoso, ou se realmente está recusando qualquer alimento, ficou mais quietinho – se for esse o caso, pode ser um sinal de alerta para levá-lo no veterinário.

4. Espera ganhar algo melhor:

Você oferece a ração seca, sem nada, e ele recusa. Enquanto isso, você faz algo mais gostoso e oferece logo em seguida. Já viu essa cena? Ele está aprendendo que, se recusar de primeira, a comida vai vir melhor.

Aqui você tem duas opções: Ou se manter firme na ração e não oferecer nada mais gostoso pra ele comer, ou já colocar junto, logo de primeira, alguma coisinha misturada.

5. Sedentarismo:

Se seu cão não passeia, corre, faz exercícios, brinca, e fica em casa meio parado, ele pode não ter tanto apetite assim porque não gasta muita energia.

Portanto, ter uma atividade física, além de melhorar o apetite também melhora a saúde do corpo e da mente.

 

Gostou do texto? Identificou o que pode estar acontecendo com o seu cão? Comenta aqui pra gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *