Seu cão late e puxa no passeio?

Talvez você já tenha ouvido falar em “reatividade“.

É um termo que tem ficado popular para denominar um cão que late, puxa muito, fica ansioso e agitado ou até mesmo agressivo no passeio.

Significa apenas que ele não consegue se controlar e tem uma reação exagerada algo.

Se esse é o caso do seu cão, esse texto vai te ajudar a ter orientações iniciais sobre como agir.

Pra começar, vamos falar sobre 3 mitos:

  1. Deixar ele ir dar Oi para a pessoa/cachorro que ele está latindo não vai ajudar a melhorar
  2. Não significa que seu cão não seja sociável – ele pode se dar bem com outros cães quando está solto, mas latir muito e até demonstrar agressividade quando está na guia
  3.  Não é tanto sobre a relação dele com tudo que tem na rua, ou com que ele está reagindo – e sim sobre a relação dele com você.
E agora, o que eu posso fazer para meu cão passear melhor? 
  1. Comece com pequenos passos! Não se preocupe, se você tiver uma boa base você vai chegar lá antes do que imagina.
  2. Ensine a passear ao seu lado, a obedecer comandos e ter autocontrole primeiro dentro de casa, e depois passe para um local com poucas distrações.
  3. Se você tem um cão medroso, ansioso, que late, puxa, ou é agressivo no passeio, ele não pode andar lá na sua frente nem mesmo com a guia solta. Não é sobre “dominância” (nunca), e sim sobre vocês irem juntos, lado a lado, ele se sentir protegido, guiado, até para ser muito fácil de você recompensar e dar instruções. 
  4. Você é quem deve tomar TODAS as decisões no passeio, especialmente as mais simples e que parecem “bobas”: a velocidade do passeio, a direção, o que pode ou não cheirar e interagir, quando parar. Não é sobre ser chato, querer mandar em tudo, é a lógica na cabeça dele: Se for sempre ele  que estiver tomando todas decisões, vai ser muito difícil ele não tomar também a decisão. Não tem como ele imaginar que é você que está cuidando de tudo, se quem cuidou de tudo que citamos foi ele mesmo?
  5. O passeio é a melhor oportunidade que você tem de construir e estreitar a relação que você quer com seu cão. Sempre se pergunte: Nesse passeio, ele está construindo essa relação comigo também, ou só com os outros cães, pessoas e distrações na rua?

Já temos um bom começo, né? 

Para mais dicas, segue nosso Instagram

Caso queira um acompanhamento mais de perto e individual, temos nosso Grupo (RE)C ou  atendimento personalizad0.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *