Treinando seu próprio cavalo I – Características dos cavalos

Porakaa

Comportamento e saúde animal

A palavra doma vem da ideia de “domesticar” e controlar o comportamento de um animal selvagem, mas treinar e domar qualquer animal vai muito além desse conceito. As técnicas atuais de treinamento de cavalos tem sido chamadas de doma gentil ou racional, baseadas no entendimento e respeito pelos instintos dos animais. O cavalo deve gostar de interagir e trabalhar com as pessoas, e não fazer isso por coerção como acontece com as técnicas tradicionais. A doma racional ocorre pela conquista e pela confiança do animal. Se você for calmo terá calma e confiança, mas se for agressivo terá um animal medroso e agressivo.

É importante que ele conviva com pessoas desde o nascimento, e é necessário estabelecer uma relação com o cavalo passando um tempo com ele todos os dias, seja escovando, deixando ele perto de você, e até usando sua voz para o acalmar.

Segurança em primeiro lugar: cavalos são animais fortes, é importante se manter sempre que possível no campo de visão dele, evitando que se assuste com movimentos repentinos. Evite ficar parado atrás dele ou logo em frente à sua cabeça. Na natureza cavalos são presas, por isso podem se assustar com facilidade. Quando estiver fora do campo de visão do cavalo, aproxime-se usando sua voz para que ele perceba sua chegada.

Converse em um tom de voz calmo, jamais grite, agrida, ou seja agressivo com o animal, o que irá desfazer a confiança que você conquistou.

Cavalos não gostam de inconsistência, eles preferem saber o que se espera deles e que se eles se comportarem de determinada maneira a reação do humano será sempre a mesma. É frustrante para eles ser tratado de uma maneira hoje e de outra diferente amanhã, pelo mesmo comportamento.

Apesar de poderem aprender a se tornar mais tolerantes com surpresas, são animais que não gostam de barulhos altos e movimentos repentinos perto deles (como abrir um guarda-chuva).

Cavalos são animais sensíveis, para auxiliar na comunicação entre você e ele, entender o que ele está sentindo, como melhorar a relação e o bem estar, oferecemos um atendimento de comunicação animal, clica aqui para dar uma olhada!

Você também pode encontrar mais informações sobre treinos no nosso ebook “A Arte de Treinar Animais”

Leia Também

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Powered by