Sabe quando tudo parece certo mas você não está feliz e quer mudar? Aí de repente tudo parece errado, mas você sente que está no caminho certo? Já se sentiu assim?
Essa é a nossa história.

 

2014 em um dos trabalhos incríveis que tivemos, junto do Alexandre Rossi

Era 2017, a gente morava e trabalhava em uma empresa de adestramento na cidade de São Paulo e tinha uma vida que muitos poderiam desejar: uma casa alugada em um bairro bom, um trabalho com reconhecimento e uma boa condição financeira, suficiente para se manter e viver bem em uma cidade grande.

Porém… estávamos nos sentindo frustrados. Nosso trabalho com atendimentos e hospedagem de cães em casa demandava bastante: 7 dias por semana, 24h por dia. Começamos a nos ver trabalhando para juntar dinheiro e passar o máximo de tempo possível longe de São Paulo (em viagens de férias, cerca de 20 dias por ano).

Sentíamos muita falta de estar mais próximos da natureza.

Além disso, estávamos “no auge”: já tínhamos inúmeros cursos e formações, experiências com centenas de animais, mas sentíamos que nosso trabalho não tinha um propósito, já estava virando algo mecânico, sabe? 

A gente ia na casa das pessoas, conversava, treinava, e a nossa sensação era de que ainda tinha alguma coisa faltando para conseguirmos gerar uma verdadeira transformação e conexão na vida delas – e na nossa.

Todo esse conforto da “estabilidade” às vezes nos fazia procrastinar, mas estávamos decididos a dar o primeiro passo para viver a vida que queríamos!

Durante um ano pesquisamos e nos organizamos:

Reduzimos os custos de vida, juntamos dinheiro, estudamos sobre “nômade digital”, e – após ter conhecido diversos lugares e regiões aqui no Brasil – estávamos prontos para mostrar nosso trabalho para o mundo, encontrar novos desafios, levar nosso conhecimento com animais para longe dos grandes centros (onde muita gente precisava mas não tinha acesso às informações) e principalmente para aprender com a sabedoria dessas pessoas, coisas que nunca serão ensinadas na cidade ou em escolas…

E foi assim que, no dia 31 de Agosto de 2018 inauguramos o instagram da Porakaá e fizemos a mudança definitiva. Saímos da empresa, vendemos tudo que tínhamos, entregamos a casa alugada e, com nossas coisas no carro, saímos de São Paulo.

 

Nossa primeira parada foi esse curso na Escola de Permacultura sobre Agricultura Regenerativa – 2018

Não foi fácil.

Largar algo já consolidado e recomeçar um trabalho que agora dependia exclusivamente de nós, o tal do “empreendedorismo”, demandou e demanda muita energia, tempo e dedicação.

Realmente não é algo que recomendamos para qualquer pessoa. 

Foi mais de um ano onde, enquanto ainda não estávamos tendo retorno financeiro e vivendo de reservas, nosso maior medo era que ter que voltar para a situação antiga, voltar para São Paulo, algo que já não nos identificávamos mais e que seria muito difícil. Mas esse medo apenas serviu de combustível para nos dedicarmos ainda mais e seguirmos em frente apesar dos (muitos) obstáculos,

Mas uma vez ouvimos da Paula Abreu (autora do livro Escolha sua vida) uma frase que nos marcou:

“Dá o passo que o universo põe o chão embaixo”.

E grande parte desse nosso chão foram as pessoas incríveis conhecemos nesse caminho! Que nos apoiaram, acreditaram e ajudaram da maneira que podiam, mesmo que fosse com um sorriso.

Também tiveram as pessoas e animais que pudemos auxiliar e compartilhar um pouco do que sabíamos, que mostravam que estávamos no caminho certo. Em todo lugar que a gente ia tinha um animal precisando de ajuda – seja por problema de saúde, de comportamento, modo de criação… 

Muita coisa foi feita por gentileza e amor, não pelo retorno financeiro – isso também nos ensinou tanto!

Saber dar e saber receber transformam o modo de enxergar as relações (sejam com humanos ou com animais). Essas experiências nos ensinaram MUITO sobre nos doarmos e fazermos as coisas com amor em primeiro lugar, independente do que seja e do retorno que vai trazer.

É sobre lidar com outra vida, que só quer ser feliz e amada como você.

Foi com essa base, essas experiências, e construindo nosso trabalho tijolo por tijolo, passo a passo, que hoje nossa vida gira em torno da Porakaá.

Continuamos sempre buscando levar esse conhecimento, amor e conexão com os animais cada vez mais longe. Hoje vivemos 100% desse trabalho, ajudamos pessoas do mundo inteiro com nosso conteúdo online e temos a liberdade geográfica de irmos a qualquer lugar ajudar os animais que estejam precisando.

Somos muito felizes e gratos por todos que fazem e ainda vão fazer parte da nossa história!

E se pudermos deixar aqui alguns recados finais:

  • Apoie pessoas e iniciativas que você se identifica. 
  • Não desista de ir atrás do seu sonho e do que seu coração pede. Pode não ser o caminho mais fácil, mas é o mais recompensador.
  • Escute, aprenda, inclua, converse, se abra para novas pessoas e abra oportunidades na sua vida.
  • E que todos nós tenhamos cada vez mais coragem para romper barreiras, abrir portas, criar coisas novas e ajudar a transformar o mundo pelo que a gente acredita.

Se essa história te tocou de alguma forma, se você se identificou com algum ponto, deixa aqui nos comentários. Vamos adorar saber e conversar sobre as suas experiências e modos de ver a vida também!

14 comentários em “Já se sentiu assim? Essa é a nossa história”

  1. Lendo o depoimento me senti bem por vocês, nada melhor do que estar perto da natureza e fazendo algo que ama, sem ser por obrigação. O prazer da vida é isso, viver leve.

  2. Olá! Inspiradora sua história!

    Por aqui estou na mesma, tenho tudo, menos tempo e alegria nos dias. O que me toca ficou de lado pelo trabalho que me sustenta.
    Sigo em busca da reserva pra um dia conseguir chegar nessa liberdade mental e realização pessoal de poder ajudar o outro e receber por isso porque o universo retorna pra gente o que plantamos.

    Obrigada pelas palavras e parabéns pela iniciativa! O projeto é incrível e me sinto muito conectada com seus conteúdos no Instagram 💙
    @sogatodo te admira muito

    1. Aaaiiii linda!!!! ❤ Obrigada pelo carinho e pelas suas palavras. Se agarra nesse seu sonho e vontade, a gente passou por muita coisa desafiadora mas sempre seguimos firmes. Conta com nosso apoio, viu? ❤❤

  3. Que decisão mais linda e corajosa que vocês tomaram! Sou muito grata pelo tanto que vocês nos ensinam – e vai muito além de conhecimento sobre animais, Que vcs tenham mais sucesso ainda para alcançarem mais e mais pessoas. Mas, muito mais importante que isso, desejo que vcs sejam felizes nessa jornada! Vocês merecem demais! Ass.: Tutora da Kali

    1. Você ❤!!! Sem palavras, sério. Só consigo te agradecer e mandar de volta todo esse amor e carinho. Conta sempre com a gente!

  4. Que incrível conhecer a história de vocês!!
    Parabéns pela dedicação e por serem pessoas do bem 🙌💚
    Há 11 meses estou me aventurando nesse mundo da consultoria comportamental, voltado para os animais silvestres. E cada dia que se passa, me sinto mais realizado! Em ajudar os animais, as pessoas… é muito satisfatório pra mim!
    O início da minha trajetória se iniciou em Zoológicos e foi uma experiência sem igual.. uma transformação!

    Me chamou atenção o curso que vocês fizeram “nômade digital”, vou procurar mais sobre o tema! Eu também realizo os atendimentos de forma online e fico me perguntando “como essa ferramenta é incrível” e como ela facilita a nossa vida haha

    Um forte abraço, pessoal! 🙌🦜🍃

    1. Que demais, Lucas!!!! Obrigada por compartilhar 😀
      Sabe que silvestres são nossa paixão, e é um mercado ainda mais desafiador – conta com nosso apoio e ajuda!!! “Nômade digital” é o termo que usam para designar pessoas que trabalham remotamente, podendo se deslocar e ter uma vida nômade. O curso que a gente fez não existe mais e eu não recomendaria porque era mais voltado a fotografia e outras coisas, não sei se iria te ajudar. Mas, qualquer coisa, estamos por aqui. Obrigada pela força e por estar sempre com a gente! ❤

  5. Oi Thais e Guilherme!
    Estou encantada na história e no trabalho de vocês. Já comentei em outra rede sobre a minha admiração por vocês e pelo trabalho. E o que vou conhecendo a cada dia vou me encantando (e me emocionando) cada vez mais.
    Só sinto gratidão pela partilha valiosa que vocês fazem!
    Obrigada e parabéns!
    Grande abraço!

    1. Oi Vanessa!!! Ai, muuuuuito obrigada pelo carinho e feedback! Nós é que somos gratos de encontrar pelo caminho pessoas como você 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *