Preciso ter um galo junto das galinhas?

Porakaa

Comportamento e saúde animal

A industrialização da criação de animais causou muitas distorções no comportamento natural deles, e as galinhas talvez sejam uma das mais afetadas. Se compararmos o ambiente do confinamento com a criação livre fica muito evidente as consequências da interferência humana nos hábitos de vida delas. Para otimizar o lucro e ter um maior aproveitamento da produção dos ovos algumas práticas nas criações comerciais que mais distanciaram esses animais da sua natureza são a ausência do macho e a impossibilidade da galinha chocar seus ovos.

Como a maioria das espécies sociais (que vivem em grupos/famílias), as galinhas tendem a manter uma hierarquia e exibir comportamentos de dominação ou de subordinação, que repercutem na ordem em que uma bica a outra dentro do grupo e como se em organizam nos poleiros, com as dominantes ficando mais no alto, e na ordem em que as aves se alimentam, sendo que sempre existe uma ave que domina todas.

Essa relação de dominação-subordinação precisa ser levada em conta na hora de planejar o manejo, as instalações e comedouros, já que elas tendem a buscar companheiras de grupo e isolar socialmente aves estranhas, que geralmente acabam comendo menos.

A presença de um galo na criação organiza esses grupos e previne brigas, contribuindo para um igual acesso à comida, poleiros e ninhos pelas aves subordinadas ou marginalizadas. Nas criações de galinhas poedeiras recomenda-se um galo para cada 20 galinhas. Devido ao comportamento territorial da espécie não é recomendado a introdução de um galo adulto em um grupo onde já exista um galo, sendo preferível a seleção machos jovens para viver juntos. Em vida livre um macho adulto pode tomar conta de uma área de até 5 ha, o que torna o espaço do aviário um fator limitante para a convivência harmoniosa de diferentes grupos.

Saiba mais sobre criação de galinhas no nosso ebook grátis!

Leia Também

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Powered by