Quando você adota um gato, uma das primeiras coisas a pensar é como respeitar seus comportamentos, como o hábito de arranhar. Não adianta brigar, arranhar faz parte da natureza felina e ponto final. Por isso, escolher o melhor arranhador para gatos é a melhor solução para proteger seus móveis e dar ao seu felino um lugar certo para arranhar.
Aqui na Porakaá, nós, Thais e Guilherme, acreditamos que entender o instinto dos animais é a chave para uma convivência tranquila e saudável.
Com mais de 15 anos de experiência em comportamento animal, ajudamos você a entender melhor o seu pet. Neste texto, vamos mostrar como os arranhadores podem proteger sua casa e deixar o ambiente mais confortável para os gatos.
Vamos juntos descobrir como escolher os melhores arranhadores para o seu gato?
Qual é o melhor arranhador para gatos?
Escolher o melhor arranhador vai depender do comportamento e preferências do seu gato. Diversos fatores são considerados na hora de escolher o modelo ideal. Confira a seguir.
Arranhadores para gatos | Onde comprar |
Arranhador de corda de sisal | Comprar aqui |
Arranhador de papelão | Comprar aqui |
Arranhador de carpete | Comprar aqui |
Arranhador com toca | Comprar aqui |
Tamanho
Gatos adoram se esticar enquanto arranham, então arranhadores pequenos podem não ser os mais adequados.
Arranhadores maiores, com postes altos ou até estruturas de tocas e rampas, oferecem mais espaço para o gato explorar e se alongar.
Se o arranhador for muito pequeno, o gato pode se sentir frustrado e voltar a arranhar a mobília. O ideal é um arranhador grande que permita ao gato se alongar por completo.
Pensando nisso, também existem modelos feitos para serem fixados na altura adequada, assim o tutor escolhe onde instalar, de acordo com o porte e preferência do gato.
Posição preferida
Alguns gatos preferem arranhar na vertical, enquanto outros na horizontal. É importante observar onde e como o seu gato costuma arranhar em casa para escolher o modelo que mais se adequa a ele.
Arranhadores verticais, como postes revestidos de sisal, são ideais para gatos que gostam de se alongar. Já os modelos horizontais, como rampas ou tapetes, são perfeitos para gatos que preferem arranhar o chão.
Se seu gato arranha as quinas do sofá ou as laterais dos móveis, ele provavelmente prefere arranhadores verticais.
Mas se ele tende a arranhar o assento de uma poltrona ou tapetes, um modelo horizontal pode ser a melhor escolha. Existem também modelos combinados que oferecem as duas opções, ótimos para gatos que gostam de variar suas posições de arranhar.
Material
Na natureza selvagem dos felinos os arranhões se concentram nos troncos e cascas de árvores, mas no mercado pet os materiais mais comuns são corda de sisal, papelão e carpete. E cada um tem suas vantagens.
O sisal é talvez o material mais utilizado para fabricar arranhadores e oferece uma textura que a maioria dos gatos adora. Além disso, é resistente e pode durar bastante, mesmo com uso intenso.
O papelão, apesar de ser menos resistente, é ótimo para gatos que gostam de arranhar na horizontal e costuma ser mais acessível. Uma vantagem do papelão é que ele pode ser reciclado facilmente e se torna uma opção mais sustentável.
Já o carpete pode ser uma boa escolha para quem deseja combinar funcionalidade com estética, pois pode ser integrado à decoração da casa de forma harmoniosa e até para proteger os braços do sofá.
Opções de arranhadores para gatos para você escolher
Arranhador de corda de sisal
O arranhador de sisal é bastante popular. Oferece uma textura resistente, ideal para gatos que adoram se alongar e cravar as garras.
Pontos positivos:
- Textura resistente que atrai a maioria dos gatos.
- Material durável, ideal para gatos que arranham com frequência.
Pontos negativos:
- Muitos modelos que utilizam sisal são pequenos e desconfortáveis
- As melhores opções costumam custar mais caro
Arranhador de papelão
Talvez os prediletos, os arranhadores de papelão são ótimos para gatos que preferem arranhar na horizontal, se alongando ou “amassando pãozinho”, e também enquanto espreguiçam relaxados. São mais acessíveis e podem ser reciclados.
Pontos positivos:
- Textura adorada pela maioria dos gatos.
- Econômico e fácil de substituir.
- Material reciclável, uma opção sustentável.
- É comum se tornar um local de descanso do gato.
Pontos negativos:
- Menos durável que o sisal, pode precisar de substituição frequente.
- Modelos mais elaborados tem um preço mais elevado
Arranhador de carpete
A textura do carpete oferece uma superfície macia e confortável para gatos que gostam de arranhar o tecido do sofá e poltronas.
Pontos positivos:
- Integra-se bem à decoração da casa.
- Superfície confortável para o gato.
Pontos negativos:
- Alguns gatos não gostam
Arranhador com toca e rampa
Esse modelo combina tocas para esconderijo com superfícies de arranhar. Ideal para gatos que gostam de dormir em cima do arranhador e se esconder.
Pontos positivos:
- Multiuso: funciona como arranhador, esconderijo e lugar para descanso.
- Ótimo para enriquecer o ambiente do gato.
Pontos negativos:
- Ocupa mais espaço em casa.
- Custo elevado
Qual é a importância do arranhador para os gatos?
Arranhar é algo natural para os gatos. Eles não fazem isso só para afiar as garras, mas também para se alongar e marcar o território. Esse comportamento vem dos seus ancestrais selvagens. Mesmo os gatos de casa, que não precisam caçar e nem se preocupar com invasores de território, ainda preservam esses instintos.
Além de ser natural, arranhar ajuda a manter as unhas saudáveis. As garras dos gatos crescem o tempo todo, e arranhar remove as camadas antigas. Então, isso faz com que elas fiquem afiadas.
Se o gato não tem onde arranhar, as unhas podem ficar quebradiças, o que pode causar desconforto e até dor. Além disso, arranhar também ajuda o gato a aliviar o estresse e cuidar da saúde física e mental.
Outro ponto importante é que, ao arranhar, o gato marca seu território. Em suas patas existem glândulas que liberam feromônios, e quando ele arranha, espalha esses sinais pelo ambiente, o que faz com que ele se sinta mais seguro de que controla seu território.
Ou seja, se não tiver um lugar adequado para isso, o gato pode direcionar essa motivação natural para arranhar outras coisas em casa.
Especialistas também dizem que gatos arranham porque gostam. Cravar as garras, sentir a resistência do material e alongar o corpo traz uma sensação de bem-estar, o que torna o ato de arranhar uma atividade prazerosa para eles.
Benefícios de ter um arranhador para gatos
Como mostramos anteriormente, oferecer arranhadores adequados oferece muitos benefícios, tanto para o gato quanto para o tutor. Abaixo estão os principais pontos que tornam o esse item indispensável.
Proteção dos móveis
Um dos principais motivos para investir em um arranhador para gatos é proteger os móveis da casa.
Sofás, poltronas e até as pernas de mesas podem virar alvos dos gatos, principalmente se não houver um local disponível.
Mas, com um arranhador adequado, o seu gato terá um local apropriado para cravar as garras, e, assim, os móveis são preservados.
Além disso, ter mais de uma opção em pontos estratégicos pela casa aumenta as chances do gato optar pelo lugar certo na hora de arranhar, em vez de direcionar o comportamento para a mobília.
No entanto, se o seu gato já tem o hábito de arranhar um móvel específico, há uma solução simples para redirecionar esse comportamento.
Colocar um arranhador bem confortável próximo ao local onde ele costuma arranhar pode ser o primeiro passo. Aos poucos, você pode movê-lo para o lugar desejado. Outra truque é proteger temporariamente os móveis com capas resistentes ou pedaços de carpete, até que o gato se acostume e adquira o hábito de interagir com o novo arranhador.
Estímulo físico e mental
Arranhar não é apenas uma atividade física; é também uma forma de estimular a mente dos gatos.
Quando eles cravam as garras e se alongam, sentem-se relaxados e mentalmente estimulados. Ou seja, arranhar ajuda a aliviar o estresse, a ansiedade e o tédio.
Gatos que ficam entediados ou não têm estímulos suficientes podem aumentar a intensidade dos arranhões em objetos inadequados ou até mesmo demonstrar agressividade.
Portanto, ter arranhadores em casa contribui para evitar esses problemas, além de ajudar manter o gato equilibrado.
Arranhadores com diferentes texturas e formatos também funcionam como uma forma de enriquecimento ambiental. Eles incentivam o gato a explorar mais e a se manter mentalmente ocupado.
Isso porque felinos adoram desafios e novidades. Arranhadores verticais, horizontais, rampas e tocas, quando combinados, oferecem uma experiência mais variada e interessante.
Marcação de território
Gatos são animais muito territoriais, e o arranhador permite que eles façam marcações visuais e olfativas, já que deixam a marca das unhas ao mesmo tempo que liberam feromônios através de glândulas presentes em suas patas.
Essas marcas ajudam o gato a se sentir seguro em seu espaço. Em lares com mais de um animal essas marcações se tornam ainda mais importantes, já que ajudam a evitar conflitos e disputas por território.
Distribuir vários arranhadores em diferentes áreas da casa pode reduzir tensões entre gatos que convivem no mesmo espaço.
Dessa forma, cada um pode marcar seu próprio território, para evitar a sobreposição de áreas e minimizar o risco de disputas.
Meu gato não usa o arranhador, e agora?
Nem sempre o gato vai começar a usar o arranhador imediatamente. Alguns precisam de um pequeno incentivo para entender que aquele lugar pode ser melhor para arranhar. Aqui estão algumas sugestões para resolver essa situação.
Use catnip, a erva dos gatos
Esfregar catnip no arranhador pode atrair o interesse do gato, já que muitos felinos adoram a erva – atenção, catnip pode ser estimulante e não recomendamos o uso diário.
O catnip, também conhecido como erva-do-gato, libera uma substância que estimula o comportamento de brincadeira e relaxamento. Isso pode ajudar o gato a se interessar pelo novo arranhador.
Mas nem todos os gatos respondem ao catnip, então é importante observar como o seu reage. Se ele demonstrar interesse, essa pode ser uma excelente maneira de fazer ele se aproximar do arranhador.
Uma outra maneira para introduzir o arranhador é recompensar o gato sempre que ele o usar.
Oferecer petiscos ou elogios no momento em que o gato explora o arranhador cria uma associação positiva. Se ele usar sem incentivos adicionais, você pode criar pequenos jogos e brincadeiras próximos ao arranhador para que o animal interaja perto do objeto associando a experiência positivamente.
Escolha a localização correta
A localização do arranhador é muito importante. Ele precisa estar em um local estratégico, onde o gato já costuma frequentar ou arranhar.
Colocar o arranhador em um canto isolado, ou em um cômodo pouco frequentado da casa pode fazer com que o gato simplesmente o ignore.
Se ele arranha o sofá, por exemplo, coloque o arranhador próximo para facilitar a transição. Além disso, é importante colocar o arranhador em locais onde o gato e outros moradores costumam passar tempo, como na sala de estar.
Se você mora em uma casa com mais de um andar, considere ter arranhadores em diferentes cômodos para que o gato tenha acesso a eles onde quer que esteja. Isso também aumenta a chance de utilizá-los com frequência.
Brinque com o gato perto do arranhador
Outra estratégia é brincar com o seu gato próximo ao arranhador. Você pode pendurar brinquedos ou usar varinhas de brincar para estimular que ele comece a interagir.
A ideia é fazer com que o gato associe o arranhador a momentos de diversão e relaxamento. Felinos são curiosos por natureza, então, se você criar uma experiência positiva perto do arranhador, é provável que ele comece a usá-lo de forma mais natural.
Precisa de ajuda para o seu gato usar arranhador ou outras coisas?
Escolher o arranhador certo para o seu gato envolve entender o comportamento dele e suas preferências.
O mais importante é garantir que ele tenha um lugar adequado para arranhar, se alongar, descansar e marcar território.
Isso não só preserva a mobília da sua casa, como também ajuda a manter o bem-estar físico e mental dele.
Gatos são naturalmente atraídos para testar os materiais com as unhas. Encontrar o modelo perfeito para o seu felino é um investimento tanto na saúde dele quanto no conforto de toda a família.
Mas se você precisar de ajuda extra para entender o comportamento do seu gato, a Porakaá, criada por Thais Vaz e Guilherme Azevedo, profissionais com mais de 15 anos de experiência em comportamento animal, está à disposição.
Com anos de aplicação de métodos convencionais, percebemos que a solução para os problemas de convivência entre animais passa pela empatia e por ajudar os pets a encontrarem equilíbrio. Da mesma forma que cuidamos das pessoas queridas, é essencial oferecer esse apoio aos nossos animais.
Por isso, oferecemos consultorias personalizadas e criamos o curso Harmonia Felina, que ensina, passo a passo, como promover uma convivência pacífica entre gatos, respeitando seus instintos enquanto garante um ambiente saudável e tranquilo.
Venha conhecer nosso trabalho e veja como nossa abordagem pode transformar a convivência com seu gato e trazer mais harmonia para o seu lar.
Veja também:
Perguntas frequentes sobre arranhador para gatos
Gatos precisam de arranhadores para afiar as garras, se alongar e marcar território, o que alivia o estresse e promove bem-estar físico e mental. Leia mais no nosso artigo.
Gatos preferem arranhar materiais como madeira, corda de sisal, papelão e carpete, pois oferecem texturas agradáveis para cravar as garras. Leia mais no nosso artigo.
Apesar de papelão também fazer sucesso, o sisal é um dos melhores materiais, pois é resistente, oferece uma boa textura para arranhar e é amplamente aceito pelos gatos. Leia mais no nosso artigo.
Coloque um arranhador próximo ao sofá, estimule o gato a usar e depois, gradualmente, mova-o para outro lugar. Também proteja o móvel temporariamente com capas ou carpetes. Leia mais no nosso artigo.